Retífica de motor

Retífica de Motores

A Império dos Motores trabalha com profissionais qualificados e experientes no processo de Retífica de Motores, seja retífica de motores diesel ou retífica de motores gasolina. Para isso, aplicamos uma série de critérios para seguirmos a norma NBR 13032 da ABNT.

Temos ferramentas e maquinários que nos permitem realizar um trabalho de qualidade primorosa. Deixamos o seu motor como se ele tivesse acabado de sair da fábrica.

Selecione uma das categorias abaixo para ver os motores/veículos que trabalhamos

Motores Diesel

Confira em uma lista os modelos de motores à diesel que trabalhamos. Você pode filtrar por modelo do carro.

Motores Gasolina

Confira em uma lista os modelos de motores à gasolina que trabalhamos. Você pode filtrar por modelo do carro.

Você sabe como funciona a retífica de um motor?

motor de carro desmontado

O motor do seu carro anda barulhento? E consumindo muito óleo lubrificante?

Isso ocorre porque o motor sofre um desgaste natural com o passar do tempo, e suas peças necessitam ser trocadas, e conforme o atrito entre os componentes é normal o surgimento de folgas do interior do motor, e levando com isso a perda de potência e aumento de consumo de óleo e combustível, é nesse momento que seu motor precisa ser retificado.

Outros fatores que também podem acarretar isso são:

 
  1. Quebra da correia dentada
  2. Motor em super aquecimento
  3. Não trocar óleo e filtro do motor na data correta
  4. Falta de manutenção preventiva.
  5. Outros

Existem 2 tipos de retífica: A parcial e a completa!

Retífica Parcial: Bloco, Cabeçote e componentes internos ( pistão, biela, virabrequim)

Retífica Completa: Motor com todos seus Componentes 

 

Um profissional qualificado e idôneo, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.


Para um melhor entendimento, descrevemos abaixo as etapas do trabalho de uma retífica de um motor:

1 - Retirar o motor do veículo

  • Motor em Linha
  • Cilindros Opostos
  • Motor em “V”

 

2 - Desmontagem do motor

  • Lavagem química das peças
  • Inspeção e seleção das peças que estão em bom estado e que podem ser reaproveitadas
  • Pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.
BLOCO DE MOTOR

3 - Bloco do motor

É o componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor.
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que trabalham os pistões).
Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida Standard, com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis. 

 
Retrabalhar o berço de alojamento da árvore de manivelas (Virabrequim).

4 - Pistões

São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar/combustível, pela compressão desta mistura, que recebe a força da explosão da mistura e que expulsa os gases queimados.
Os pistões poderão, após rigoroso exame e medição, serem eventualmente reaproveitados.
No entanto, o mais correto é substituí-los por novos.
Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.

Após serem examinados, se estiverem em boas condições, podem ser reaproveitados para diminuir o custo da retífica.

BIELAS

5 - Bielas

São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim.
As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnaflux(*), para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar.
Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas.
No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas.

6 - Virabrequim ou árvore de manivelas

Deverá ser feito um teste de magnaflux para verificar se não há trincas no virabrequim.
Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas).
Posteriormente, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das BRONZINAS, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.

7 - Comando de válvulas ou eixo de comando

O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape.
É feito um teste de magnaflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus cames (ressaltos), quanto a sua altura e angulação.
No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.

8 - Cabeçote

  • Teste hidrostático.
  • Jato de micro esfera.
  • Plainar base.
  • Substituir guias das válvulas de admissão e escape.
  • Retificar válvulas de admissão e escape.
  • Esmerilhar válvulas e montar.
  • Retificar sedes de admissão e escape.

9 - Serviços diversos

  • Retificar tuchos das válvulas.
  • Retificar volante do motor.
  • Recondicionar bomba de óleo
  • Lavagem fina para montagem
  • Montagem completa (motor).
  • Funcionamento do motor em banco de provas.
  • Pintura do motor e embalagem.

10 - Montagem final

  • Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes.
  • Teste do motor em dinamômetro.
  • Pintura do motor.
  • Montagem do motor no veículo.
  • Afinação final, seguindo o “check-list” de reinstalação do veículo.
  • Teste de rua e entrega do veículo ao proprietário.

Porque escolher a Império dos Motores?

Garantia de 6 meses
Pagamento facilitado
Profissionais altamente qualificados
Oficina estruturada e as melhores ferramentas
Profissionais com mais de 5 Anos de experiência
Trabalhamos com as melhores marcas de peças

Escolha a Império dos Motores! Somos especialistas em motores nacionais e importados, com anos de experiência.

Clica agora mesmo no botão para entrar em contato com nossos especialistas!

Whatsapp
Envie um Whatsapp!
Olá! Podemos te ajudar?